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Introdução

A hermenêutica bíblica é o estudo dos princípios e métodos de interpretação do texto bíblico. Segundo Timóteo 2:15 comanda os crentes a se envolverem na hermenêutica: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." O propósito da hermenêutica bíblica é nos ajudar a saber como interpretar, entender e aplicar a Bíblia corretamente. A lei mais importante da hermenêutica bíblica é que a Bíblia deve ser interpretada literalmente. Devemos entender a Bíblia em seu significado normal ou simples, a menos que a passagem obviamente tenha a intenção de ser simbólica ou se figuras de linguagem estiverem sendo empregadas. A Bíblia diz o que quer dizer e quer dizer o que diz. Por exemplo, quando Jesus fala de ter alimentado "os cinco mil" em Marcos 8:19, a lei da hermenêutica diz que devemos entender cinco mil literalmente - havia uma multidão de cinco mil pessoas esfomeadas e que foram alimentadas com verdadeiros pães e peixes por um Salvador milagroso. Qualquer tentativa de "espiritualizar" o número ou negar um milagre literal é fazer injustiça ao texto e ignorar o propósito da linguagem, que é comunicar.

A segunda lei fundamental da hermenêutica bíblica é que passagens devem ser interpretadas historicamente, gramaticalmente e contextualmente. Interpretar uma passagem historicamente significa que devemos procurar compreender a cultura, pano de fundo e a situação que deu origem ao texto. Por exemplo, a fim de compreender plenamente a fuga de Jonas em Jonas 1:1-3, devemos pesquisar como a história dos assírios se relaciona com a de Israel. Interpretar uma passagem gramaticalmente requer que sigamos as regras gramaticais e reconheçamos as nuances do hebraico e grego.

A terceira lei da hermenêutica bíblica é que a Escritura é sempre a melhor intérprete da Escritura. Por esta razão, sempre devemos comparar Escritura com Escritura ao tentarmos determinar o significado de uma passagem. Por exemplo, Isaías condena o desejo de Judá de buscar ajuda do Egito. É importante saber que a sua dependência em uma cavalaria forte (Isaías 31:1) era motivada, em parte, pela proibição explícita de Deus de que Seu povo não deveria ir ao Egito para buscar cavalos (Deuteronômio 17:16). Algumas pessoas evitam estudar a hermenêutica bíblica por acreditarem erroneamente que isso limitaria a sua capacidade de aprender novas verdades da Palavra de Deus ou sufocaria a iluminação das Escrituras por parte do Espírito Santo. Entretanto, os seus receios são infundados.

 
Índice
 
I. A Hermenêutica do Antigo Testamento 
 
II. A Hermenêutica do Novo Testamento 
 
III. A Hermenêutica Bíblica na História da Igreja 
 
IV. A Hermenêutica Bíblica Contemporânea 

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Hermenêutica - A Ciência da Interpretação EBOOK

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A hermenêutica bíblica é o estudo dos princípios e métodos de interpretação do texto bíblico. Segundo Timóteo 2:15 comanda os crentes a se envolverem na hermenêutica: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." O propósito da hermenêutica bíblica é nos ajudar a saber como interpretar, entender e aplicar a Bíblia corretamente. A lei mais importante da hermenêutica bíblica é que a Bíblia deve ser interpretada literalmente. Devemos entender a Bíblia em seu significado normal ou simples, a menos que a passagem obviamente tenha a intenção de ser simbólica ou se figuras de linguagem estiverem sendo empregadas. A Bíblia diz o que quer dizer e quer dizer o que diz. Por exemplo, quando Jesus fala de ter alimentado "os cinco mil" em Marcos 8:19, a lei da hermenêutica diz que devemos entender cinco mil literalmente - havia uma multidão de cinco mil pessoas esfomeadas e que foram alimentadas com verdadeiros pães e peixes por um Salvador milagroso. Qualquer tentativa de "espiritualizar" o número ou negar um milagre literal é fazer injustiça ao texto e ignorar o propósito da linguagem, que é comunicar.

A segunda lei fundamental da hermenêutica bíblica é que passagens devem ser interpretadas historicamente, gramaticalmente e contextualmente. Interpretar uma passagem historicamente significa que devemos procurar compreender a cultura, pano de fundo e a situação que deu origem ao texto. Por exemplo, a fim de compreender plenamente a fuga de Jonas em Jonas 1:1-3, devemos pesquisar como a história dos assírios se relaciona com a de Israel. Interpretar uma passagem gramaticalmente requer que sigamos as regras gramaticais e reconheçamos as nuances do hebraico e grego.

A terceira lei da hermenêutica bíblica é que a Escritura é sempre a melhor intérprete da Escritura. Por esta razão, sempre devemos comparar Escritura com Escritura ao tentarmos determinar o significado de uma passagem. Por exemplo, Isaías condena o desejo de Judá de buscar ajuda do Egito. É importante saber que a sua dependência em uma cavalaria forte (Isaías 31:1) era motivada, em parte, pela proibição explícita de Deus de que Seu povo não deveria ir ao Egito para buscar cavalos (Deuteronômio 17:16). Algumas pessoas evitam estudar a hermenêutica bíblica por acreditarem erroneamente que isso limitaria a sua capacidade de aprender novas verdades da Palavra de Deus ou sufocaria a iluminação das Escrituras por parte do Espírito Santo. Entretanto, os seus receios são infundados.

 
Índice
 
I. A Hermenêutica do Antigo Testamento 
 
II. A Hermenêutica do Novo Testamento 
 
III. A Hermenêutica Bíblica na História da Igreja 
 
IV. A Hermenêutica Bíblica Contemporânea 

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